segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fatima Ziegler fala sobre a elegância de um convidado.

Temos o prazer de começar abrindo a semana com uma postagem da competente cerimonialista carioca Fatima Ziegler http://fatimaziegler.blogspot.com/ falando sobre a elegância de um convidado, concordamos em gênero, número e grau com as palavras da Fatima.
Lembrando, que a Fatima esteve em Novo Hamburgo no ano passado, a nosso convite para ministrar um curso para cerimonialistas http://ehventus.blogspot.com/2011/08/video-curso-fatima-ziegler-em-novo.html




A Elegância de um Convidado.

Olá amigos

Começando o ano falando sobre os deveres dos convidados para que estejam sempre elegantes nos casamentos, com muita Etiqueta e com a devida Postura.

Sempre estamos preocupados com as regras de um profissional, porém não lembramos de fazer uma cartilha para os convidados que tanto interferem no bom andamento de um casamento.

Pois é, resolvi então bater um papinho com vocês a respeito desse assunto.

Quando recebemos um convite deveremos observar todos os detalhes, principalmente se tem aquela sigla famosa R.S.V.P. – que é tão importante quanto a sua amizade com os noivos. Ligue o mais breve possível para confirmar a sua presença, respeitando o número de pessoas que foram convidadas. O traje não virá escrito no convite, porque já é de bom tom saber que casamento é sinônimo de elegância total, digo, homens de terno completo e mulheres de vestidos ou tailleur. O jeans e o tênis são proibidos em casamentos.

O correto é chegar ao local da cerimônia religiosa com trinta minutos de antecedência, acomodar-se e aguardar.

Caso vejam o noivo, evitem não apenas beijá-lo, como também fazer aquela pergunta “está nervoso?”. Acenem apenas com a cabeça e sorriam. Ele ficará feliz ao vê-los.

Essa observação servirá também para as mães e madrinhas.

Caso cheguem, atrasados não tentem furar o cortejo para entrar antes da noiva. Isso é terrível! Tudo já estará pronto para que a noiva entre, não insistam. Aguardem até que a noiva chegue ao altar, para depois adentrarem ao recinto.

Não esqueçam de desligar os celulares.

Se por acaso vocês levarem uma criança e ela começar a ficar incomodada, reclamando ou chorando, levem-na para dar uma voltinha, ela ficará feliz e menos angustiada.

Atualmente algumas noivas estão se pronunciando com relação à presença de crianças nos casamentos.

Deixarei essa observação para as noivas, mesmo sabendo que em solenidades não se deve levar crianças, mas é um assunto delicado e sensível para cada família, afinal, estamos falando de sentimentos profundos.

Terminando a cerimônia religiosa, aguardem pela saída dos noivos, não saiam antes deles, isso não é elegante.

Chegando ao local da recepção, não insistam para sentar nas mesas reservadas para as famílias dos noivos. Não escondam os reservados sob as mesas, e não digam que vocês são os tios dos noivos, o cerimonial já está acostumado a ouvir todas essas informações e não permitirá que se acomodem sem a presença e a autorização dos pais dos noivos.



Curtam a festa com muita felicidade, bebam moderadamente e não peça o microfone para o Dj, como também não peçam para tocar o hino do seu time de coração.



Aproveitem intensamente a festa, afinal, os noivos são seus queridos amigos e este dia é muito importante para eles.
 
Fica a dica.

Fatima Ziegler

Professora de Etiqueta e Postura

Nenhum comentário:

Postar um comentário